Uma breve História do Falafel
A origem exata do falafel é incerta e disputada entre vários países do Oriente Médio, como Egito, Israel, Líbano e Síria. A teoria mais aceita é que o falafel tenha surgido no Egito, há mais de mil anos, possivelmente entre os cristãos coptas, que o consumiam como substituto da carne durante a Quaresma. Inicialmente, era feito com favas (e não grão-de-bico).
Com o tempo, a receita se espalhou por todo o Oriente Médio, e o grão-de-bico passou a ser o ingrediente principal em países como Israel e Líbano. O falafel tornou-se tão popular que hoje é considerado um símbolo da culinária de rua do Oriente Médio, e é servido tanto em pratos quanto em sanduíches, acompanhado de pão pita, tahine, salada e picles.
Nos tempos modernos, o falafel também se espalhou pelo mundo como uma opção vegana saudável, muito presente em restaurantes vegetarianos e naturais.
Receita de Falafel
Ingredientes (para cerca de 20 falafels):
- 250 g de grão-de-bico seco
- 1 cebola pequena, picada
- 2 dentes de alho
- 1/2 xícara de salsinha fresca picada
- 1/2 xícara de coentro fresco picado (opcional)
- 1 colher de chá de cominho em pó
- 1 colher de chá de coentro em pó
- 1/2 colher de chá de pimenta-do-reino
- 1 colher de chá de sal
- 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
- 2 colheres de sopa de farinha de trigo ou farinha de grão-de-bico (opcional, para ligar)
- Óleo vegetal para fritar
Modo de preparo:
Deixe o grão-de-bico de molho: Coloque o grão-de-bico seco em uma tigela com água e deixe de molho por 12 a 24 horas. Escorra bem e seque com um pano limpo. (Não use grão-de-bico cozido, pois a textura não será ideal.)
Triture os ingredientes: No processador de alimentos, adicione o grão-de-bico, cebola, alho, salsinha, coentro (se usar), cominho, coentro em pó, pimenta-do-reino e sal. Triture até formar uma massa homogênea, mas ainda com textura levemente granulada. Não deve virar um purê liso.
Adicione o bicarbonato: Transfira a mistura para uma tigela, adicione o bicarbonato de sódio e, se necessário, a farinha para ajudar na liga. Misture bem. Deixe a massa descansar por 30 minutos na geladeira.
Modele os falafels: Com as mãos, forme bolinhas ou discos achatados (cerca de 3 cm de diâmetro). Se a massa estiver muito úmida, adicione um pouco mais de farinha.
Frite: Aqueça o óleo em uma panela funda (o suficiente para cobrir os falafels) a cerca de 180°C. Frite os falafels em pequenas porções, por 3-4 minutos, até dourarem por fora e ficarem crocantes. Escorra em papel-toalha.
Sirva: Sirva quente com molho tahine, pão pita, salada (tomate, pepino, cebola) ou como preferir.
Dica: Para uma versão mais leve, asse os falafels em forno preaquecido a 200°C por cerca de 20-25 minutos, virando na metade do tempo, até dourarem.