Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Falafel

Falafel

Uma breve História do Falafel

A origem exata do falafel é incerta e disputada entre vários países do Oriente Médio, como Egito, Israel, Líbano e Síria. A teoria mais aceita é que o falafel tenha surgido no Egito, há mais de mil anos, possivelmente entre os cristãos coptas, que o consumiam como substituto da carne durante a Quaresma. Inicialmente, era feito com favas (e não grão-de-bico).

Com o tempo, a receita se espalhou por todo o Oriente Médio, e o grão-de-bico passou a ser o ingrediente principal em países como Israel e Líbano. O falafel tornou-se tão popular que hoje é considerado um símbolo da culinária de rua do Oriente Médio, e é servido tanto em pratos quanto em sanduíches, acompanhado de pão pita, tahine, salada e picles.

Nos tempos modernos, o falafel também se espalhou pelo mundo como uma opção vegana saudável, muito presente em restaurantes vegetarianos e naturais.

Receita de Falafel

Ingredientes (para cerca de 20 falafels):

  • 250 g de grão-de-bico seco
  • 1 cebola pequena, picada
  • 2 dentes de alho
  • 1/2 xícara de salsinha fresca picada
  • 1/2 xícara de coentro fresco picado (opcional)
  • 1 colher de chá de cominho em pó
  • 1 colher de chá de coentro em pó
  • 1/2 colher de chá de pimenta-do-reino
  • 1 colher de chá de sal
  • 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 2 colheres de sopa de farinha de trigo ou farinha de grão-de-bico (opcional, para ligar)
  • Óleo vegetal para fritar

Modo de preparo:

Deixe o grão-de-bico de molho: Coloque o grão-de-bico seco em uma tigela com água e deixe de molho por 12 a 24 horas. Escorra bem e seque com um pano limpo. (Não use grão-de-bico cozido, pois a textura não será ideal.)

Triture os ingredientes: No processador de alimentos, adicione o grão-de-bico, cebola, alho, salsinha, coentro (se usar), cominho, coentro em pó, pimenta-do-reino e sal. Triture até formar uma massa homogênea, mas ainda com textura levemente granulada. Não deve virar um purê liso.

Adicione o bicarbonato: Transfira a mistura para uma tigela, adicione o bicarbonato de sódio e, se necessário, a farinha para ajudar na liga. Misture bem. Deixe a massa descansar por 30 minutos na geladeira.

Modele os falafels: Com as mãos, forme bolinhas ou discos achatados (cerca de 3 cm de diâmetro). Se a massa estiver muito úmida, adicione um pouco mais de farinha.

Frite: Aqueça o óleo em uma panela funda (o suficiente para cobrir os falafels) a cerca de 180°C. Frite os falafels em pequenas porções, por 3-4 minutos, até dourarem por fora e ficarem crocantes. Escorra em papel-toalha.

Sirva: Sirva quente com molho tahine, pão pita, salada (tomate, pepino, cebola) ou como preferir.

Dica: Para uma versão mais leve, asse os falafels em forno preaquecido a 200°C por cerca de 20-25 minutos, virando na metade do tempo, até dourarem.

Comida Boa

Criador do Comida Boa, compartilho receitas práticas e cheias de sabor.

Posts Relacionados

© 2025 A Comida Boa. Todos os direitos reservados.